Artigo WEDO (português)

O projeto WE DO! nasceu no âmbito de uma Reflexão Política Europeia (Estratégia Europa 2020), que atribui como aspeto decisivo para o crescimento, a Transformação Digital dos Sistemas de Educação e Formação. Segundo a DigiCompOrg: “é essencial que as instituições de ensino reavaliem as suas estratégias organizacionais com vista à otimização da sua capacidade de inovação e aproveitamento de todo o potencial proporcionado pelas tecnologias e conteúdos digitais”. (cf. DigiCompOrg p. 7).  Esta consideração é válida para todo o sistema educativo (escolar e profissional).

Neste seguimento, o projeto WE DO! centra-se, por um lado, no reforço das competências e infraestruturas digitais das organizações parceiras, e por outro lado, na experimentação de um novo “modelo de formação” com um público-alvo específico, mulheres na faixa etária dos 20-45 anos, que abandonaram o mercado de trabalho ou se encontram à margem do mesmo e numa potencial posição de exploração ou discriminação.

As hipóteses de realocação e reintegração deste grupo alvo passa ainda pela utilização conscienciosa das ferramentas e competências digitais e pelo reforço de conhecimentos, competências e atitudes que as sensibilizem e fortaleçam profissionalmente e pessoalmente.

No projeto WE DO!, o digital representa para a mulheres, não só um espaço de aprendizagem, mas também um local onde as mesmas podem desenvolver as suas próprias ideias de negócio (na fase de arranque o de relance).

Mas em que consiste o desafio WE DO?

O projeto WE DO! criou uma plataforma para desenvolvimento e aprimoramento de competências relacionadas com as DigiComp (Competências digitais- comunicação digital, criação de conteúdos, segurança), EntreComp (Competências de empreendedorismo- ideias e oportunidades, recursos) Life Comp (Competências pessoais, sociais) das pessoas que a ela acedem.  Os conteúdos apresentados assumem a forma de vídeo-testemunhos, vídeos explicativos, pdfs interativos, mini simulações, exercícios, entre outros. A criação destes elementos assenta na gamificação e na aprendizagem “situacional” que torna a aquisição de conhecimentos e competências interativa e estimulante para os participantes.

A plataforma proporciona acompanhamento e apoio ao utilizador durante toda a jornada educativa, para que o mesmo compreenda melhor as suas necessidades de formação e seja direcionado às suas áreas de interesse. Por este motivo, a plataforma está equipada com um chatbot que fornece acesso orientado e seguro à plataforma. Para os parceiros, a plataforma WE DO! representa um objetivo qualitativo de grande relevância que impulsiona o questionamento constante, por parte das organizações, sobre a maneira como a aprendizagem educativa e profissional está a mudar, de acordo com as condições de vida dos estudantes, condições sociais e culturais em que se inserem e alterações comunicativas (por exemplo, imersão na era digital) que determinam a necessidade de desenvolver competências adequadas nos estudantes para que estes se movimentem facilmente num mundo em evolução.

Mais informações:https://eit.europa.eu/women-entrepreneurship-and-leadership

18 de October de 2023

0 responses on "Artigo WEDO (português)"

Leave a Message

Your email address will not be published. Required fields are marked *